Imprensa

Leia abaixo as críticas sobre a estreia da turnê "Glitter de Principiante" em Curitiba:  O Globo e Blog do Mauro Ferreira.


Kid Abelha celebra sua história no show 'Glitter de principiante'
Leonardo Lichote - O Globo

'Glitter de principiante" - show que o Kid Abelha estreou em Curitiba no último fim de semana, marcando sua volta aos palcos depois de mais de quatro anos - é intensa e pura celebração da história da banda. "Intensa" pois estão lá duas dezenas de sucessos - ao lado de apenas duas inéditas, a que dá nome ao show e "Veio do tempo", que estão longe de ser a razão de ser do espetáculo - em arranjos que evocam os originais, cantados do início ao fim pela plateia, com uma banda vigorosa de apoio e um trio central (Paula Toller, George Israel e Bruno Fortunato) visivelmente feliz por estar ali. E "pura" porque não vai um milímetro além disso - o que não chega a ser problema quando nem fãs nem banda buscam o novo.

- Nossa geração trabalhou duro e sofreu longos anos de intermináveis crises até aqui. Então voltamos agora e propomos: vamos celebrar. Ralamos muito e temos direito a um pouco de glamour - diz Paula.

Show no Rio em maio

O conceito "glitter" não é estranho à leveza pop do Kid Abelha, sobretudo a dos primórdios - e o "de principiante" reforça essa ideia. No Teatro Guaíra, a afirmação de que aquele tempo não havia passado estava expressa no desejo da calorosa plateia (formada majoritariamente por fãs que acompanham a banda desde os 1980), na volta aos arranjos originais e a um repertório mais antigo e mesmo no figurino de Paula, que deixava as pernas à mostra como se confirmando que era ainda a menina que cantava aquelas músicas há quase 30 anos.

A ideia da turnê, que chega ao Rio (Citibank Hall) no dia 14 de maio e será gravada para um DVD, nasceu no Japão em setembro de 2010, quando a banda tocou no Brazilian Day.

- O que marcou forte foi o contato com pessoas com quem saímos, que nos ciceronearam, que nos entrevistaram. A saudade, a honestidade e o brilho em seus olhos nos fizeram querer reviver essa alegria, do tempo em que viviam aqui curtindo a explosão pop da nossa geração - diz a cantora. - Escolhemos para o show as primeiras composições autorais, de personalidade, de feminismo, de um grupo com rapazes que não tiveram medo de ser liderados por uma mulher quando isso era considerado uma fraqueza. Também colocamos sucessos indiscutíveis, porque é momento de se deixar levar.

O repertório inclui "Educação sentimental II", "Garotos" ("Essa foi nossa primeira canção feminista, ou meninista, garotista...", disse Paula no palco), "Fixação", "Alice" e "Pintura íntima", além de hits lançados nos 1990 e 2000 (o que inclui "Peito aberto", do último CD de inéditas da banda, "Pega vida", de 2005). Além das duas inéditas ("Prometi a mim mesma não escrever mais letras tristes, por isso as frases-chave delas são 'Não vou levar a vida carregada de tristeza' e 'Eu continuo fervendo'", explica a cantora) o show traz algumas novidades, como a citação de "Louras geladas" em "Garotos" e a bela trama de telões sobrepostos - que poluem às vezes, mas quase sempre funcionam. E há pelo menos uma boa história:

- Meu analista me falou uma vez: "Já reparou que todas as suas letras têm uma negação? 'Nada por mim', 'Hoje eu não vou', 'Por que não eu'...". Pensei: "Caramba, sabe que não?" Então resolvi fazer essa música - diz, antes de cantar "Dizer não é dizer sim".

Se não aponta os futuros caminhos do Kid Abelha, "Glitter de Principiante" tem um papel de um platô de segurança, onde talvez a banda decida estacionar - as vendas contínuas do também revisionista "Acústico MTV", de 2002, são um forte argumento nesse sentido - ou descanse até o próximo CD de inéditas. O tempo - que eles cantam, com olhar de meninos, em "Nada sei" ("Vou errando enquanto o tempo me deixar") e "No seu lugar" ("Sem você eu perco tempo/Com você me sinto imortal") - dirá.



Registro ao vivo de 'Glitter de Principiante' fica para o segundo semestre
Blog do Mauro Ferreira

A turnê nacional do show que marca a volta aos palcos do grupo Kid Abelha, Glitter de Principiante, estreou em 14 de abril de 2011 no Teatro Guaíra, em Curitiba (PR), com cerca de 20 apresentações agendadas no Brasil. Já há shows marcados até para agosto. Contudo, o registro ao vivo do show - para edição em CD, DVD e blu-ray - vai ficar provavelmente para o segundo semestre de 2011. Paula Toller (vista em foto de Mauro Ferreira na estreia nacional do show, aos inacreditáveis 48 anos), George Israel e Bruno Fortunato ainda não escolheram a data e o local da gravação ao vivo do show que interrompe o recesso de quatro anos do grupo.



Cenário é motivo de tensão na semana da estreia do show do Kid Abelha
Blog do Mauro Ferreira

O cenário do novo show do Kid Abelha, Glitter de Principiante, foi motivo de grande tensão nos dias que antecederam a estreia nacional da turnê que marca oficialmente a volta aos palcos do trio carioca, após recesso de quatro anos. Contratado para criar as imagens que seriam projetadas nos telões de led ao longo dos 22 números do show, o designer Muti Randolph apresentou dias antes da estreia um trabalho considerado mambembe pelo grupo. Irritada com a qualidade das imagens propostas por Muti, Paula Toller desaprovou o material. A empresa OEstudio foi então convocada para criar na última hora as imagens projetadas na estreia de Glitter de Principiante no Teatro Guaíra, em Curitiba (PR), em 14 de abril de 2011. Apesar da confusão, o cenário acabou sendo um dos grandes destaques do show - como pode ser conferido na foto de divulgação de Marcio Scatrut, da empresa T4F (Time for Fun).




   Compartilhe no Facebook

Concepção Geral e Textos:  Paula Toller
Desenvolvimento e Edição de Vídeo:  Luciana Moraes